Em tempos de quarentena, entreter a criançada que está em casa 24h por dia, pode ser um desafio para os pais. Por isso, separamos algumas dicas de atividades para serem realizadas com os pequenos, para que ocupem o tempo com criatividade e em um ambiente leve e afetuoso.
Brincadeiras e Atividades
A Plan Internacional, organização não governamental que defende os direitos das crianças, em parceria com a Nivea, desenvolveu um e-book chamado “Cardápio de Brincadeiras’.
O objetivo do material é orientar na organização de um ambiente lúdico, no uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para crianças de até 6 anos.
Ambas acreditam que este período pode aproximar as famílias através de brincadeiras e leituras, por isso o material é perfeito para o momento em que vivemos.
O livro está disponível para download gratuito no site da organização.
Livro de Colorir
O artista plástico Romero Britto, disponibilizou um livro de colorir gratuito para que crianças e famílias possam se divertir durante o isolamento domiciliar e explorar o universo das cores através de diversas ilustrações desenvolvidas pelo autor.
Para fazer o download do e-book basta clicar aqui, fazer o cadastro e aguardar o e-mail de confirmação.
Histórias Infantis
Ler também é uma excelente forma de entretenimento e aprendizado durante a quarentena. Alguns sites disponibilizaram obras infantis para serem baixadas gratuitamentes como o Domínio Público e o Espaço da Leitura.
Além disso, existem canais no Youtube e perfis do Instagram que disponibilizam histórias contadas:
Youtube: Hora da Leiturinha, Quintal da Cultura e Varal de Histórias
Instagra: Flávia Scherner (@fafaconta) – segunda, quarta e sexta às 10h30 e terça e quinta às 16h30.
Emília Nuñez (@maequele) – todos os dias às 11h
Ralphen Rocca (@ralphenr) – todos os dias às 16h.
Cozinhar
Que tal estimular a criançada a desenvolver seus próprios alimentos durante este período? Cozinhar pode ser além de muito divertido, um estímulo para o relacionamento positivo com a comida.
Baixe aplicativos como ‘Tudo Gostoso’, ‘Tastemade’ ou ‘Petitchef’ e encontre receitas fáceis para desenvolver com os pequenos.
E aí, gostou das nossas dicas?